segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

ARCADISMO


- Movimento artístico conhecido como NEOCLASSICISMO;
- Retorno à Mitologia Grega. O nome vem de Arcádia (lar do Deus Pan)
- Valorização do ambiente pastoreio (figura do pastor imerso na natureza)
- Características: busca pela simplicidade, tranqüilidade, razão, beleza, singeleza;
- Caráter reformista, fim da aristocracia, pensamento científico.
Na Literatura: Tipos de Textos:
- Poético: Preocupa-se com a natureza, o ambiente pastoreio, a mitologia grega (beleza);
- Ideológico: Preocupa-se em criticar os abusos da aristocracia (visão social);
- Principal Representante: Cláudio Manoel da Costa



OBRAS:

Place des Voges (Paris): observar a presença da natureza, das formas geométricas e das linhas na arquitetura.

"Beijo de Eros e Psiquê" de Cânova: observe a suavidade da silhueta e a expressão (ou falta de) no rosto de Eros. 


_________


Se sou pobre pastor, se não governo
Reinos, nações, províncias, mundo e gentes;
Se em frio, calma e chuvas inclementes
Passo o verão, outono, estio, inverno;
Nem por isso trocara o abrigo terno
Dessa choça, em que vivo, co’as enchentes
Dessa grande fortuna: assaz presentes
Tenho as paixões desse tormento eterno,
Adorar as traições, amor e engano,
Ouvir dos lastimosos o gemido,
Passar aflito o dia, mês e o ano.

Seja embora prazer; que ao meu ouvido
Soe melhor a voz do desengano
Que da torpe lisonja o infame ruído.
(Claudio Manoel da Costa)


________


Para cantar de amor tenros cuidados, 
Tomo entre vós, ó montes, o instrumento; 
Ouvi pois o meu fúnebre lamento;
Se é, que de compaixão sois animados:

Já vós vistes, que aos ecos magoados
Do trácio Orfeu parava o mesmo vento;
Da lira de Anfião ao doce acento
Se viram os rochedos abalados.

Bem sei, que de outros gênios o Destino,
Para cingir de Apolo a verde rama,
Lhes influiu na lira estro divino: 

O canto, pois, que a minha voz derrama,
Porque ao menos o entoa um peregrino,
Se faz digno entre vós também de fama. 


________


Sou pastor; não te nego; os meus montados 
São esses, que aí vês; vivo contente 
Ao trazer entre a relva florescente 
A doce companhia dos meus gados;

Ali me ouvem os troncos namorados, 
Em que se transformou a antiga gente; 
Qualquer deles o seu estrago sente; 
Como eu sinto também os meus cuidados.

Vós, ó troncos, (lhes digo) que algum dia
Firmes vos contemplastes, e seguros 
Nos braços de uma bela companhia;

Consolai-vos comigo, ó troncos duros; 
Que eu alegre algum tempo assim me via; 
E hoje os tratos de Amor choro perjuros.

Cláudio Manoel da Costa

0 comentários:

Postar um comentário